#navbar{height:0px;}

sygo lairton

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Criadores gaúchos se destacam em premiação nacional da raça Holandesa

Os criadores gaúchos de gado Holandês fizeram bonito na noite de quarta-feira, 7 de fevereiro, na apresentação dos destaques do ano de 2023. Em evento conduzido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), seis representantes do Estado estiveram entre os criadores supremos da raça no ano passado, além de premiações a exemplares no circuito nacional.


Os gaúchos premiados foram Adair Baggio, de Guaporé, Arlindo Heinsch e Filhos, de Independência, Dieter Roese, de Salvador do Sul, Beatriz, Jean e Eloi Gallina, de Carlos Barbosa, Nelson Kussler, de Ibirubá, e Orlando, Marcos e Itamar Tang, de Farroupilha. Eles estão em uma lista total de 31 criadores nacionais, o que é uma representatividade de 19,35% dos gaúchos nessa relação.


O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, salienta que a entidade fica orgulhosa de ver seus associados neste seleto grupo de criadores supremos da raça. "Isto significa muito, porque são muitos os pontos avaliados, desde a morfologia, a produção, a reprodução, a criação. São criadores que são exemplo para todo o país. São criadores em um rumo correto, mostrando que eles estão fazendo o melhoramento genético, fazendo os trabalhos de registro, classificação morfológica, controle leiteiro, e criando animais cada vez melhores, cada vez melhores em morfologia, cada vez melhores em produção, e animais que reproduzem também bem. São criadores que estão mostrando que sabem da arte, do ofício, de criar animais leiteiros da raça holandesa, e fazem isso com excelência", destaca.


Entre os exemplares, Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc, de Bruno Bickel, de Humaitá, campeã da última Expointer, foi eleita a melhor vaca 2 Anos Junior do país e ficou em segundo lugar como melhor vaca jovem e no grande campeonato do ano. O criador também ficou com o terceiro lugar na categoria 1 Ano Vaca Parida. Gelson Garzella, de Catuípe, ficou com o segundo lugar na categoria Vaca Adulta e o terceiro lugar em Novilha Intermediária. Beatriz, Jean e Eloi Gallina, de Carlos Barbosa, levaram o terceiro lugar na categoria Bezerra Menor e Vaca 4 Anos. Já Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul, levou para casa o terceiro lugar nas categorias Vaca Adulta, 3 Anos Sênior e 5 Anos.



Foto: JM Alvarenga/Divulgação | Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

compartilhar no twitter

relacionadas

tik

DIVULGUE AS AÇÕES DE SUA COMUNIDADE EM NOSSAS PLATAFORMAS

Postagem em destaque

Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos

  O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na segunda-feira (8) regra que passa a permitir que os motoristas usem itens de vestuár...

Nossa Rádio

publicidadegoogle

Publicidade